segunda-feira, março 15, 2004

Espanha

11 De Março


Depois do que aconteceu no passado dia 11 de Março, todas as palavras são poucas para exprimir os nossos sentimentos. A revolta e impotência que todos sentimos jamais serão esquecidas. A forma como 200 pessoas perderam a vida sem perceberem porquê, leva-nos a pensar. Talvez o Terror esteja mais próximo de cada um de nós do que alguma vez pensamos. Não quero com isto dizer que seremos o próximo alvo, mas sim que devemos estar preparados para tudo o que se possa passar um pouco por todo o Mundo e em particular na Europa.
O terror já chegou à Europa!

Após a manifestação do passado dia 12 de Março, em Espanha, e um pouco por todo o Mundo, percebemos que as situações trágicas levam à união das pessoas, sendo que em Espanha 11 milhões vieram à rua dizer basta!
Mas esta união foi fugaz e infelizmente o terrorismo conseguiu o que pretendia. Passados dois dias após o Dia Europeu Das Vítimas de Terrorismo, uma nova manifestação surgiu em Espanha, reclamando pelo “nome” dos responsáveis por tamanha carnificina. O primeiro a surgir foi a ETA, logo seguido pela tão conhecida AL-Qaeda.

Espanha vivia uma campanha eleitoral com um vencedor anunciado e o terrorismo conseguiu o que pretendia. Causar a desconfiança, a divisão, o descrédito. No fundo, usar a política para fazer esquecer tudo o que se tinha passado à dois dias atrás. O tema passou a ser: “Quem Foi?”. De um momento para o outro, 200 pessoas foram esquecidas, e criou-se a confusão, com todos a quererem tirar partido para uma melhor posição à boca das urnas. Horrível.

Será que o Governo esconde algo? Será que foi a ETA? AL-QAEDA? Em quem vou votar?
O terrorismo venceu!
Os espanhóis falharam!
O importante era: Temos de encontrar os responsáveis! Basta!

Muitas vezes criticamos a classe política, mas desta vez foi toda a população que falhou. Em minha opinião, não é importante saber quem foi, deve-se condenar todo e qualquer acto de terrorismo. Não importa se foi a AL-QAEDA ou a ETA, mas sim que foi um acto de terrorismo, cobarde e selvagem. Talvez um dia venhamos a descobrir que os autores foram bem piores do que imaginamos. Uma cooperação entre a ETA e AL-QAEDA não foi colocada de parte. Então chegaremos à conclusão de que toda a discussão foi inútil, porque eles estavam juntos. Pior, será pensar que foram cidadãos espanhóis em cooperação com outros a conseguir algo de terrível como o que aconteceu a 11 de Março.

O terrorismo venceu!
Espanha mudou de Governo. Aquele que defendia o País do terrorismo Mundial e que se colocou ao lado dos que foram afectados por este mal em Setembro de 2001 foi derrotado. Espanha elegeu aquele, que veremos no futuro, irá ou não acobardar-se e deixar o resto do Mundo a lutar sozinho, para que não lhes volte a acontecer algo de semelhante.

Vamos ver! Para já todos estamos a perder. O terrorismo está do lado de cá do Oceano e a resposta de um povo talvez tenha sido aquela que “eles” queriam. Será?