quinta-feira, março 11, 2004

Portugal mais Azul!

Portugal mais Azul!


Foram 89 minutos de sofrimento, mas penso que só para quem estava de fora. No campo, todos pareciam saber perfeitamente o que tinham a fazer sem nunca perderem o Norte.
Como dizia um amigo meu: “Eles são de lá!”

No entanto, penso que nunca é de mais dar os parabéns a uma equipa extraordinariamente jovem em que 8 dos jogadores são portugueses e apresentam uma mentalidade talvez muito diferente da portuguesa.

A capacidade de luta, entrega, vontade e querer demonstrada durante o jogo, devia estar presente em todos os portugueses. As virtudes de um jogo de futebol (porque existem!) devem ser extrapoladas para o dia a dia de cada um de nós e de uma vez por todas, deixar-mos de acreditar apenas no triste Fado que escolhemos para música da Nação.

O facto de sermos um pequeno País englobado numa grande potência como a Europa, não deve ser suficiente para nos fazer deixar de acreditar nas nossas virtudes, mas sim uma razão para as mostrar-mos a todo o Mundo, aproveitando-nos para tal do facto de estarmos na Europa.

Nem sempre é fácil impor uma mentalidade vencedora a um País, mas talvez esta deva começar por pequenos gestos de valorização pessoal, para de seguida sermos capazes de criar um “espírito de equipa” que atinja todo o País. A ideia de “Equipa” é mais um sinal de como o desporto, e em particular o futebol, tem algo de positivo.

Mas, uma Equipa apenas se comporta como tal quando há Organização, Estruturação e Planificação. Para que tal aconteça, são necessários bons Líderes, o que nem sempre é fácil de encontrar. O FCP encontrou. Um Líder, que bem ou mal, tem revolucionado a forma de estar do clube, tentando acompanhar a evolução empresarial que tem surgido no futebol nos últimos anos, não deixando de acompanhar os melhores mesmo que os meios financeiros sejam substancialmente diferentes.

Para além disso, conseguiu juntar à filosofia de querer estar entre os melhores, um Líder de grupo que transmite a todos os que o acompanham que podem ser melhores cada dia que passa, talvez não os melhores mas dos melhores. Talvez lhes tenha mostrado que a vida são 90% de esforço, trabalho e suor e 10% de talento, bem como que o esforço de todos é sempre recompensado, sendo que, a glória individual se esvanece nas capas dos jornais sem recompensa.

Parabéns Jorge Nuno Pinto da Costa!
Parabéns José Mourinho!
Parabéns Equipa!
Ou será que devo começar por dar os Parabéns à Equipa? Ou melhor, Onde será que acabam uns e começam os outros?